4 de outubro de 2025 "Vamos celebrar e contemplar a Criação juntos" No sábado, 4 de outubro, não poderíamos ter celebrado o dia dedicado àqueles que se uniram e vivem a Associação SNOl de uma forma mais apropriada: indo todos a Paesetto, rodeados pela beleza da Criação, em memória de São Francisco e meditando sobre os dez anos que se passaram desde a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si', que continua viva em nossos corações. Tudo começou com uma calorosa recepção da Irmã Marina, que nos disponibilizou o salão e o refeitório da Comunidade de Emaús e nos acompanhou durante todo o dia, ajudando-nos a organizar todas as atividades planejadas. Nicoletta nos deu as boas-vindas com uma deliciosa degustação de mel espesso e dourado, produzido pelas abelhas de Paesetto e extraído em agosto. O encontro começou no salão Emmaus por volta das 11h. A Encíclica foi nosso hino de ação de graças ao Senhor pela maravilhosa criação que pudemos desfrutar em Paesetto, tão querida por todos nós, e também pela alegria que nós, membros, novos membros, apoiadores e voluntários da Associação, sentimos ao nos reunirmos em unidade de propósito e animados por um espírito de verdadeira amizade. Sentimos falta dos membros que não puderam comparecer e esperamos sinceramente que possam participar da próxima vez. Dado o feedback positivo que recebemos de todos, certamente mais encontros como este serão agendados. Para os membros ausentes, informamos que houve comunicações da presidente da Associação e de outros membros da diretoria, da vice-presidente Sabina e da tesoureira Nicoletta (que, além de suas comunicações, compartilharam reflexões pessoais sobre as meditações da Irmã Maria Teresa sobre a Encíclica Laudato Si'), da secretária Maria Stella (que, em seu discurso, apresentou informações interessantes sobre a vida das abelhas), das conselheiras: Olga (que nos deu uma prévia do programa de visitas guiadas de 2025/2026, que será discutido posteriormente) e da Irmã Maria Teresa (que nos manteve engajados com suas meditações sobre a Encíclica). Os presentes também foram informados sobre o trabalho recente de manutenção e cuidado das colmeias em Paesetto, o resultado da solicitação de árvores e arbustos enviada ao Departamento Regional responsável por assuntos ambientais (Progetto Ossigeno), que esperamos que seja entregue e plantada em breve, e as iniciativas planejadas para 2025-2026, incluindo: a formação conjunta entre leigos e freiras que está planejada; As visitas guiadas às igrejas de Roma, conduzidas por Olga, que a partir de novembro dará continuidade à jornada mariana, seguindo o programa do ano passado; e os dias que serão organizados para os idosos, para as famílias e para nossa amada estrela guia, Irmã Maria. Em sua memória, plantaremos uma árvore em Paesetto em fevereiro, e a área onde se encontra a Paowlonia será dedicada a ela. A diretoria expressou sua sincera gratidão à nova Madre Geral do Instituto das Filhas da Igreja, Irmã Maria Santos Garcia, à vigária, Irmã Maria Giampiccolo, e às conselheiras, Irmã Flomy (também tesoureira), Irmã Consuelo e Irmã Sandra, por sua alegre presença. Agradecemos à Madre Geral por sua apreciação pela Associação e por nos presentear com preciosas palavras de reflexão. Um dos pontos altos da reunião matinal foi a apresentação de profundas reflexões da Irmã Maria Teresa, dez anos após a Laudato Si', que suscitaram um interessante debate entre os presentes, incluindo a proposta de Alessandro de organizar encontros com o objetivo de aprofundar nossa compreensão dos temas da Encíclica. Em seguida, tivemos um almoço comunitário. O almoço foi uma oportunidade única para socializar, um momento agradável para saborear as delícias preparadas pela equipe da diretoria e outros membros, e também um belo momento de colaboração diligente e alegre entre aqueles que arrumaram a mesa, serviram e limparam. A presença dos membros anteriores da diretoria foi muito apreciada, e o novo membro representa a continuidade. Esta é uma